25 junho 2014

No Brasil, a empresa, que inaugurou um centro de distribuição próprio em 2013, vivencia momentos de investimento em sua operação local e tem planos de expansão para 2015

A multinacional de mobiliário corporativo, Herman Miller, Inc. (NASDAQ: MLHR), anunciou na última quarta-feira, dia 25, os resultados do quarto trimestre do seu ano fiscal 2014, encerrado em 31 de maio de 2014, bem como os resultados de todo o ano fiscal. A empresa informou vendas líquidas de 487,5 milhões de dólares, no quarto trimestre, o que representou um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os pedidos, que alcançaram 479,5 milhões de dólares no quarto trimestre, ficaram 3.9% acima do nível do ano anterior. E o lucro por ação diluída, de 0,28 milhões de dólares, ficou abaixo dos 0,40 milhões registrados no quarto trimestre do ano fiscal passado.

Considerando todo o ano fiscal de 2014, as vendas líquidas da organização foram de mais de 1,8 bilhões de dólares, refletindo um aumento ano-a-ano de 6%, e o lucro por ação diluída foi de 1,68 milhões, apresentando um aumento em relação ao ano fiscal de 2013, em que chegou a 1,47 milhões de dólares. Em contrapartida, a Herman Miller registrou um prejuízo diluído por ação de 0,37 milhões de dólares versus um lucro de 1,16 milhões no ano fiscal de 2013.

Brian Walker, CEO da Herman Miller, declarou que “os resultados deste trimestre refletiram um ritmo global de pedidos que foi um pouco mais baixo do que antecipamos ao longo da primeira metade do trimestre, mas mostrou momentos positivos conforme o período progrediu. Ao encerrarmos este ano fiscal de 2014, somos encorajados por nosso progresso expressivo em praticamente todas as áreas de negócio, à medida que avançamos nossa agenda estratégica. Temos melhorado significativamente nossa capacidade de entregar uma marca única da Herman Miller em soluções centradas no ser humano para clientes em diversos contextos em todo o mundo, e vemos mais uma oportunidade à nossa frente”.

Greg Bylsma, Diretor Financeiro da Herman Miller, acrescentou: "Nossas equipes fizeram um ótimo trabalho neste trimestre, cumprindo com o desempenho que nós havíamos nos comprometido a alcançar no período, e, ao mesmo tempo, avançando em uma série de prioridades de curto prazo – inclusive preparando novos produtos para lançamento comercial e entregando uma apresentação poderosa na NeoCon 2014. Continuamos a demonstrar a melhoria de nosso desempenho financeiro por meio de esforços voltados para aumentar a eficiência operacional, deslocar o mix de nossos negócios para oportunidades de crescimento de margem superior e gerar um fluxo de caixa forte”.

Juntas, América Latina, Ásia e Europa totalizaram 109,6 milhões de dólares em vendas líquidas no quarto trimestre, apresentando um aumento de 10.6% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior. Os pedidos foram de 94,7 milhões de dólares, representando um aumento ano-a-ano de 1.5% em comparação com o ano passado. De modo geral, o segmento de vendas cresceu 9.3% nas regiões e os pedidos ficaram estáveis em relação ao quarto trimestre do ano fiscal passado.

Olhando para o futuro, a Herman Miller estima que suas vendas líquidas fiquem na faixa de 480 a 500 milhões de dólares no primeiro trimestre no ano fiscal de 2015, o que representaria um aumento de 2.5% a 7% em relação ao primeiro trimestre do ano fiscal de 2014.

No Brasil, a Herman Miller tem vivenciado um momento de investimento em sua operação local. Em 2013, um centro de distribuição próprio foi inaugurado em Diadema (SP). O Diretor de Operações para América Latina, Mário Espinosa, aponta, após sete meses de inauguração do espaço, mais flexibilidade e melhorias no processo, entre elas, a redução do tempo de entrega aos clientes e mais autonomia no processo de garantia dos padrões de qualidade. No país, a companhia atua como subsidiária e tem planos de expansão para 2015.

Na área de marketing e comunicação, a companhia tem investido, tanto no Brasil quanto em países da América Latina, como Chile, Guatemala e Colômbia, no trabalho de Relações Públicas – com o objetivo de tornar a marca conhecida entre seus públicos estratégicos e criar relacionamento com formadores de opinião, especificadores, imprensa e distribuidores. Além disso, o investimento na área tem como proposta ajudar a Herman Miller a tornar-se uma companhia B2B2C, resgatando a conexão emocional com o consumidor final não apenas no seu ambiente de trabalho, mas também no âmbito do universo ‘casa’.

Na América Latina, a empresa também passou por mudanças estratégicas significativas, que contemplaram, entre outras ações, a criação de cargos específicos para toda a região. A Diretora de Marketing da Herman Miller na América Latina, Carla Barbosa, explica que foi um realinhamento para que a organização pudesse melhor se estruturar como uma única região, definindo um único líder para cada área – vendas, marketing, distribuição, operação e finanças –, com foco estratégico regional.

Sobre a Herman Miller
O design inspirador, as tecnologias inventivas e os serviços estratégicos da Herman Miller ajudam as pessoas a realizarem grandes coisas e as empresas a desempenharem o seu melhor. Os produtos e serviços premiados da empresa geraram uma receita de mais de $1,8 bilhão em 2014. Ganhadores do National Design Award  do Museu Cooper-Hewitt, o design da Herman Miller pode ser encontrado em coleções permanentes de museus no mundo todo.  As práticas comerciais inovadoras e o compromisso com a responsabilidade social também ajudaram a estabelecer a Herman Miller como um líder reconhecida no mundo todo. Em 2012, a Herman Miller foi novamente classificada pela Human Rights Campaign Foundation entre as melhores empresas em seu Índice de Igualdade Corporativa anual e teve seu nome entre as 50 Melhores Fábricas dos EUA pela revista Industry Week.  A Herman Miller está incluída no Dow Jones Sustaintability World Index e tem ações na Bolsa de Valores NASDAQ Global Select Market com o código MLHR.