Um corte acima

Como você cria um Living Office? Para responder a essa pergunta, a WHY acompanhou a jornada de uma empresa de uma sede que dificultava o seu crescimento para um ambiente de trabalho em que tanto as pessoas quanto os negócios poderiam prosperar. Esta é a segunda parte de uma série.


Escrito por: Mindy Koschmann

Arte final por: Geordie Wood

Um homem se apoia em uma superfície ereta enquanto fala com uma mulher em um banquinho Setu.

As pessoas são o ativo mais importante de todas as organizações, no entanto, muitos dos escritórios de hoje não são projetados para dar suporte às suas necessidades e atividades. Com o Living Office, a Herman Miller oferece um novo tipo de ambiente de trabalho, projetado sob um entendimento com base em pesquisas sobre pessoas, sobre o trabalho que desempenham e sobre as ferramentas que precisam para ter sucesso.

São 11 horas da manhã de uma quinta-feira na sede da startup de produtos de barbear, a Harry, e pelo que parece, as pessoas já estão dando duro. Um grupo de designers de produtos traça ideias em uma sala de reuniões grande, completamente fechada. Representantes de Atendimento ao Cliente conversam usando fones de ouvido em uma longa estação de trabalho. Em um aglomerado próximo das estações de trabalho, dois designers gráficos estão reunidos ao redor de uma mesa discutindo um novo conceito para o website. Quando um deles recebe um telefonema, tem que ir para um sofá no saguão ao lado.

Apesar da amplitude do escritório bem-iluminado de 2400 metros quadrados com paredes de tijolo à vista, o ruído das pessoas falando, digitando e se movimentando não incomoda. O zumbido no ambiente oferece um cenário agradável e vigoroso de trabalho — um grande contraste ao escritório antigo, uma área aberta de 280 metros quadrados que tinha tanto barulho que as pessoas fugiam para as escadas para fazer ligações.

A Harry contratou a empresa de arquitetura com sede no Brooklyn, a Studio Tractor, juntamente com a revendedora de móveis WB Wood, escolhida pelo seu trabalho com a Herman Miller, para criar um Living Office que diminuiria as distrações do escritório, dentre outros objetivos críticos. Fundado com uma abordagem baseada em pesquisa para compreender as pessoas e o seu trabalho, o Living Office parecia ser uma solução natural para a Harry. Em nossa primeira parcela, acompanhamos a startup nesse processo de descoberta e entendimento, o Living Office Discovery ProcessSM, que ajuda as empresas na identificação de o que oferecem ao mundo, quem são e o que o seu pessoal faz, para que empreguem essas ideias no design do seu ambiente de trabalho. Neste ensaio fotográfico, vamos revelar o resultado: um Living Office de alto desempenho com uma variedade de configurações que dão suporte às diversas atividades da equipe da Harry e que pode ser escalonado facilmente conforme o seu pessoal aumenta. É um lugar onde as pessoas podem trabalhar juntas de modo fácil e natural para ajudar a empresa a ter sucesso.

Top: Executives meet with investors and other important guests in this formal Meeting Space. Left: At Harry's, you'll often find co-founder Jeff Radar in the office, chatting with colleagues. Right: Executives sit at a long bench near the entrance, so they are open and accessible to all.

UMA RECEPÇÃO MAIS FORMAL
Conforme a Harry cresce, a startup está sempre recebendo convidados, desde potenciais funcionários até jornalistas e investidores. No espaço antigo, que estava repleto de pessoas e coisas, não havia lugar para entretenimento ou mesmo para uma conversa particular com os convidados, um reflexo da abordagem bastante informal da organização ao trabalho. Mas durante o processo de instrução, os funcionários da Harry foram unânimes ao expressar um desejo por mais formalidade de caráter. Não querendo dizer ternos e gravatas, e sim mais organização, requinte e prontidão para receber convidados a qualquer momento.

Um espaço de reunião elegante perto da recepção do novo escritório ajuda neste aspecto. Equipado com cadeiras Eames Aluminum Group, um monitor grande e quadro, além de paredes de vidro que, ao contrário das paredes da sala de conferências de antes, se estendem até o teto, o local é onde os executivos da Harry podem se reunir com os investidores e convidados importantes com orgulho. A equipe executiva senta-se nas proximidades usando uma Mesa AGL. Eles pediram que fossem colocados perto da frente do escritório, em um espaço aberto, para incentivar as pessoas a pararem para conversas rápidas sobre os projetos ou seus planos para o fim de semana. Dessa forma, o escritório novo é projetado para preservar o ambiente informal que distinguiu a cultura da Harry logo no início, enquanto dá suporte à atividade mais estruturada necessária para sustentar o seu rápido crescimento.

Top: When colleagues need to have longer discussions that might distract others, they move to a casual seating area away from the main workspace. Left: Products grace the walls of the main corridor, making a bold visual impression on passersby. Right: When phone calls or projects require privacy and focus, people relocate to meeting rooms, which are designated for quiet activities.

COLABORAÇÃO SEM DISTRAÇÃO
A fácil colaboração entre os funcionários sempre teve um papel importante no crescimento rápido da Harry. No seu antigo escritório, as conversas tinham um custo para todos os outros: a distração. Agora, quando os bate-papos na área de trabalho principal se estendem e viram discussões mais longas, os colegas podem se mudar para um esquema de Public Office Landscape que conta com assentos e mesas especificamente projetados pela fuseproject para promover o trabalho em equipe casual. Uma tela divide o espaço do restante do escritório para que os grupos possam trabalhar juntos sem distrair os demais. E quando atividades individuais — telefonemas particulares, problemas complicados do projeto — exigem um grau maior de contemplação, as pessoas podem trabalhar em uma das várias salas de reuniões pequenas e fechadas.

Expressões da marca Harry, incluindo uma área de exposição com lâminas coloridas, frascos de creme de barbear e loção, além de fotografias, atuam como o tecido conjuntivo dessas diversas configurações. Elas também lembram a todos do propósito da empresa: oferecer um bom barbear a um preço justo. 

Harry's café is a casual setting where people connect and share ideas over lunch.

MISTURADO E TUDO JUNTO
Separado da área de trabalho principal, o refeitório espaçoso da Harry é uma melhoria da área de descanso antiga — algumas mesas amontoadas em um canto onde as pessoas comiam, faziam pedidos, reuniam-se e trabalhavam ombro a ombro em seus laptops. No novo espaço, os funcionários desfrutam as refeições juntos (ou os lanches da geladeira bem-abastecida), além de realizarem reuniões improvisadas com os colegas. Este ambiente casual dá às pessoas mais oportunidades de se conectarem, compartilharem ideias e falarem sobre a vida e o trabalho — por fim, infundirem um forte sentimento de pertencimento dentre os funcionários da Harry.

Top: In this Hive, people can easily transition between individual work and quick chats with colleagues. Left:The moment visitors enter Harry’s reception area, they are greeted with expressions of Harry’s brand. Right: Expressions of the brand are woven throughout the space, including furnishings finished in the blue of Harry’s logo.

CLUBE DE CULTURA
Desde o início, a cultura original da Harry vem ajudando a atrair e reter os melhores talentos. Então, além de proporcionar mais espaço para reuniões e trabalho, o escritório novo lembra os visitantes e funcionários dos valores e das metas que os uniram neste ambiente. Um agrupamento de estações de trabalho Layout Studio com cadeiras Sayl, chamado de configuração Hive, permite às equipes de Desenvolvimento de Produtos e Digital que lá trabalham uma fácil transição entre o trabalho individual e as conversas rápidas que os mantêm conectados ao panorama geral. No espaço de trabalho da equipe Digital, um monitor grande projeta dados ao vivo do website da Harry, atualizando a equipe sobre o que está dando certo e o que não está, para que possam fazer ajustes em tempo real. Estas escolhas de design maiores, bem como os pequenos detalhes — uma sutileza com o azul da logomarca da Harry nas pernas das escrivaninhas, no tecido de um sofá e na decoração da parede — dão vida à marca Harry no ambiente.

This Meeting Space is outfitted with everything people need to share ideas with colleagues both present and remote.

RAZÃO PARA REUNIÃO
Quando os funcionários da Harry pensaram sobre os Meeting Spaces para o novo escritório, perguntaram a si mesmos, “Por que fazemos reuniões?” “O que fazemos quando nos reunimos?” “Quais ferramentas precisamos para compartilhar as nossas ideias?". As respostas a estas perguntas eram das mais variadas, portanto a equipe de design planejou várias configurações para o trabalho em grupo — desde Meeting Spaces mais tradicionais nos quais as equipes todas são atualizadas semanalmente, a salas de projetos, nas quais os pequenos grupos podem se esparramar, fazer bagunça e desenvolver ideias. 

Top: In this Clubhouse, people can easily gather around a workstation to discuss a project. Left: When conversations at the desk become longer discussions, people move to a Cove so they can meet without distracting others. Right: Height-adjustable work surfaces encourage healthy transitions between sitting and standing throughout the day.

APROXIMEM-SE
Quando conversar fica fácil para as pessoas, é fácil também ficar conectado, compartilhar ideias e resolver problemas. E desde que o processo de instrução revelou que a inovação é uma prioridade máxima na Harry, o escritório novo conta com muitos lugares de reunião para as pessoas (e não apenas as salas que precisam ser reservadas). Neste bairro de trabalho, chamado Clubhouse, os membros da equipe de Design Gráfico conseguem se reunir com conforto ao redor de superfícies curvilíneas de trabalho Locale para compartilhar seus monitores e discutir novas campanhas. Todas as superfícies de trabalho têm ajuste de altura, o que incentiva as pessoas a variar de postura ao longo do dia. Se alguns membros da equipe quiserem fugir da área de trabalho para uma conversa casual sem a distração da tecnologia, eles podem passar para uma Cove vizinha, equipada com cadeiras Eames Shell e um sofá confortável.

FOMENTAÇÃO DE RECURSOS
Desde impressionar potenciais funcionários e investidores até facilitar encontros mais produtivos entre os funcionários para promover a sua marca, o novo ambiente de trabalho da Harry é um recurso valioso que está ajudando no seu crescimento de formas que são difíceis de mensurar, mas não impossíveis, afinal de contas. Confira em breve como a equipe de pesquisa da Herman Miller está trabalhando com a Harry para comprovar o impacto do seu Living Office às pessoas e ao negócio.