Produtos de Jeffrey Bernett

Como muitos designers, Jeffrey Bernett e Nicholas Dodziuk adoram um desafio. E o desafio com a linha Canvas Office Landscape da Herman Miller foi especialmente intrigante: incorporar duas linhas existentes da Herman Miller, Vivo e Intent, bem como alguns componentes de arquivamento da Meridian, para criar uma solução coesa com “kit de peças” para espaços de trabalho individuais que variam de escritórios fechados a abertos.

Bernett e Dodziuk eram a equipe ideal para enfrentar a tarefa. Os dois trabalharam juntos por muitos anos no CDS, e seus históricos incluem uma grande variedade de projetos, desde assentos para companhias aéreas até o design gráfico para produtos de consumo. E ambos adoram trabalhar em mobiliário.

Bernett diz que com qualquer projeto, “O usuário final precisa sempre vir em primeiro lugar: Quem vai usar ou querer isso e por quê? Claro, também existem os critérios de desempenho, e então, a questão torna-se: Como vamos fabricar o que estamos projetando?”

Os dois designers sempre tiveram um grande interesse em saber como as coisas funcionam. Bernett diz, “Já sabia todo o funcionamento da oficina quando tinha 10 anos”. Dodziuk dá o crédito aos seus pais — seu pai era um matemático e sua mãe uma artista — por doarem os genes que utilizam os dois lados de seu cérebro.

“Com o mobiliário, os problemas são complexos, mas requerem soluções simples”, diz ele. “E acho que há muitas oportunidades de afetar a qualidade de vida das pessoas quando se trabalha em mobiliário; afinal, elas se sentam em escritórios de 8 a 10 horas por dia, cinco dias por semana.”

“O usuário final sempre precisa estar em primeiro lugar: Quem vai usar ou querer isso e por quê?”

- Jeffrey Bernett

Bernett e Dodziuk viajaram extensivamente, o que influenciou a sua abordagem ao design. Estudar as pessoas — como elas pensam, se comportam e interagem — é fundamental para o processo.

“Acredito que o design nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e nos conecta uns aos outros”, diz Bernett. “Os melhores produtos antecipam e definem as necessidades e os comportamentos futuros, e, por fim, promovem o equilíbrio, a harmonia e a simplificação de nossas vidas complicadas.”

Ele também acha importante refletir sobre o passado. “Tal como acontece com a arquitetura e a arte, o design faz parte de um ciclo contínuo; aprendemos com o que tem sido feito por outros.”

Dodziuk, que leciona na Parsons Design School, diz que incentiva seus alunos a “trazer algo novo para a mesa, desafiar as hipóteses, e encontrar um diferencial para se destacar. É assim que o progresso acontece”.

Esses dois definitivamente realizaram progressos — e criaram um novo conjunto de cenários de escritório — com soluções bem planejadas e práticas e chegaram à linha Canvas.