Produtos de Charles e Ray Eames

Uma cadeira parecida com uma batata frita “chips”. Outra semelhante a uma “velha luva de primeira base de baseball”. Um biombo dobrável ondulado...

Com um grande senso de aventura, Charles e Ray Eames transformaram sua curiosidade e entusiasmo ilimitados em criações que os transformaram em uma grande equipe e casal do design. Sua sinergia única resultou em uma nova concepção de móveis. Elegantes e modernos. Divertidos e funcionais. Suaves, sofisticados e incrivelmente simples. Esse foi e é o “visual Eames”.

Esse visual e sua relação com a Herman Miller começou com as cadeiras molded plywood no fim dos anos 40 e inclui a famosa poltrona Eames Lounge Chair, agora na coleção permanente do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque.

Charles e Ray atingiram sucesso estrondoso abordando cada projeto da mesma maneira: Ele nos interessa e nos deixa intrigados? Podemos melhorá-lo? Vamos nos “divertir mesmo” trabalhando nele?

“O papel do designer é o de um anfitrião muito bom e cuidadoso que antecipa as necessidades de seus convidados”.

- Charles Eames

Eles amavam seu trabalho, uma combinação de arte e ciência, design e arquitetura, processo e produto, estilo e funcionalidade. “Os detalhes não são detalhes”, dizia Charles. “Eles fazem o produto.”

Um solucionador de problemas que encorajou a experimentação entre seus funcionários, Charles uma vez afirmou que seu sonho era “ter pessoas trabalhando em projetos inúteis. Neles há a origem para novos conceitos”.

“Acredito que o mais difícil é manter a grande ideia - conseguir olhar criticamente para o próprio trabalho”.

- Ray Eames

Seus próprios conceitos evoluíram com o passar do tempo, nada ocorreu da noite para o dia. Como Charles destacou sobre o desenvolvimento das cadeiras Molded Plywood, “Sim, foi um lampejo de inspiração”, dizia, “um lampejo que durou 30 anos”.

Com esse casal, uma coisa parece sempre conduzir a outra. Seu trabalho revolucionário com molded plywood resultou em seu trabalho inovador com assentos de fibra de vidro moldada. Um concurso de revista abriu caminho para sua casa de “Estudo de caso” altamente inovadora. A paixão pela fotografia também resultou em filmes, incluindo uma grande apresentação com sete telas na Feira Mundial de Moscou em 1959, em uma redoma projetada por seu amigo e colega, Buckminster Fuller.

O design gráfico resultou no design de showrooms, coleções e criação de brinquedos. E uma invenção usando uma prancha de madeira, montada por seu amigo, o diretor Billy Wilder, para cochilos, resultou em seu aclamado design de chaise.

Certa vez, um crítico de design afirmou que esse casal extraordinário “apenas queria transformar o mundo em um lugar melhor”. E eles conseguiram. Eles também o tornaram muito mais interessante.